top of page

Madureira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundado por comerciantes do bairro de Madureira, é um dos times mais tradicionais do Rio de Janeiro. Também é conhecido como o Tricolor Suburbano, pelas cores de sua camisa em listras verticais grenás, azuis eamarelas; compõe o uniforme, calções azuis e meias tricolores, como as cores da camisa.

Em 1936, o time do Madureira foi vice-campeão estadual pela primeira vez. Até o ano de 2010, é o oitavo clube com mais participações no Campeonato Carioca, 64 no total.

Em 1941 o clube inaugurou seu estádio que se chama Conselheiro Galvão. Venceu o Fluminense por 4 x 2.

O recorde brasileiro de permanência de um clube no exterior pertence ao Madureira, quando realizou 36 jogos em 144 dias no ano de 1961, viajando pela Europa, Ásia e Estados Unidos, obtendo 23 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, marcando 107 gols, média de quase 3 gols por partida, sendo o primeiro clube de futebol brasileiro a visitar o Japão e Hong Kong, nesta excursão

Dois anos depois, foi a vez do clube viajar pelas Américas. Os amistosos, negociados por José da Gama Correia da Silva, o Zé da Gama, português que presidiu o Madureira no biênio 1959/60 e atuava como empresário de futebol, começaram na Colômbia, seguiram-se na Costa Rica, passando por El Salvador e México. Em Cuba, o Madureira fez um total de cinco jogos, vencendo todos: Industriales (campeão local, 5 a 2), Municipalidad de Morrón, da Província de Camaguey (6 a 1), um combinado universitário (11 a 1) e uma seleção de Havana (vitórias por 1 a 0 e 3 a 2). A segunda, no dia 18 de maio, foi presenciada por Che Guevara, na época Ministro da Indústria

Buscando ampliar as atividades esportivas do clube, em 12 de outubro de 1971 foi criado o Madureira Esporte Clube, após a fusão do Madureira Atlético Clube, Madureira Tênis Clube e Imperial Basquete Clube. Apesar disso, oficialmente a data de fundação do Madureira é 8 de agosto de 1914, data de fundação do Fidalgo, um dos clubes que no passado vieram a dar origem ao Madureira. A vocação do Madureira sempre foi a de um clube revelador de talentos, frequentemente conseguindo bons resultados nas Categorias de Base, tanto que no ano de 1974 sagrou-se campeão carioca de juniores, em 1998 de juvenis e em 1997 e 2000 de infantis, já tendo revelado jogadores como Waldo Machado, Evaristo de Macedo, Jair Rosa Pinto, Lelé, Isaías, Marcelinho Carioca, Iranildo, Souza e Léo Lima.

 

 

Proprietrio do Time: Olino

bottom of page