top of page

New York Cosmos

A ideia da criação do New York Cosmos partiu dos irmãos Nesuhi Ertegün e Ahmet Ertegün, ambos nascidos em Istambul, Turquia. Os irmãos Ertegün foram os fundadores da Atlantic Records e depois que a gravadora foi comprada pela Warner Communications, atual Time Warner, sugeriram a Steve Ross, presidente da companhia, a criação de um clube de futebol por acreditarem na viabilidade econômica da North American Soccer League (NASL). O Cosmos se uniu à NASL em 10 de dezembro de 1970. A primeira partida dele foi em 17 de abril de 1971, contra oSaint Louis Stars com vitória do Cosmos por 2 a 1.

O nome do clube foi idealizado pelo inglês Clive Toye, o primeiro diretor do clube. A inspiração veio do New York Mets, time de beisebol. Da mesma forma que “Mets” era a forma curta de “Metropolitans”, Toye optou por “Cosmos”, como forma curta de “Cosmopolitans” e o clube foi batizado como New York Cosmos.

Foi também por sugestão de Toye, que as cores iniciais do Cosmos foram o verde e amarelo, em homenagem à seleção brasileira de 1970, campeã da Copa do Mundo no México. O verde e o amarelo permaneceram até 1974, quando foram alterados para o branco e o verde, que foi utilizado até 1979. A partir de 1980, as cores passaram a ser o branco e o azul, permanecendo até 1984, quando o clube foi fechado.

O clube encerrou suas atividades em 15 de setembro de 1984, quando realizou sua última partida..

O Cosmos anunciou oficialmente sua volta às competições oficiais em 2013, na nova liga NASL

Em seu retorno, o Cosmos venceu, em 9 de novembro de 2013, No Soccer Bowl, a grande final da NASL, ao derrotar a equipe do Atlanta Silverbacks por 1x0, gol marcado pelo brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna

 

Propeietário: Paulinho

Fabricante: Pexe - http://www.botoespexe.com.br/

bottom of page